sexta-feira, 9 de julho de 2010

Ogum, Meu Pai!!!!


Oração de Ogum
Peço a Deus e as glórias de Ogum, que venham emanar nos nossos espíritos toda força necessária frente às lutas a serem enfrentadas no nosso cotidiano.
Que vençamos os nossos próprios Dragões, sem medo, mas com fé e confiança em Deus, pois ele é o pai misericordioso que nos ampara com a lei divina.
Homenagear Ogum é falar dessa potência de Zambi, que nos impulsiona a essa força de vontade.
Mas o que é essa força de vontade?
Para responder a essa pergunta, precisamos entender que atuam no nosso interior, os sete orixás e Ogum, além de reger o Quarto Raio, ou seja, nos leva diretamente ao confronto com os problemas que nos desequilibram, para que assim possamos superá-los, a fim de chegarmos à harmonia interior. Ogum representa o nosso chakra umbilical, a nossa própria emanação de generosidade representa o sangue no corpo denso, seu elemento é o ferro.
Sendo assim,quando estamos anêmicos, cansados, dormindo muito, sem vontade de vencermos nas nossas batalhas cármicas, de regeneração, com o ciclo de pessoas que nos envolve (família, amigos, Trabalho, amor...) entendemos dentro dos ensinamentos da Umbanda, que está faltando Ogum dentro de nós! Está faltando à emanação dessa energia de lei, de movimento, eólico (do ar) dentro de você. Está faltando ferro no seu sangue em caso de anemia, está faltando à força de vontade de sacudir a poeira e mudar. Porém, o excesso dessa energia nos leva a intransigência, a ignorância, ou seja, quando as nossas certezas nos leva a sermos duros de mais com quem nos cercam, ocasionando o erro.
Portanto, é necessário que ativemos dentro de nós, a brandura de Yemanjá que da forma a vibração de Ogum Beira Mar. O amor de Ogum vibrado em Oxum dando a forma em Ogum Yara. O conhecimento rompendo com a estagnação mental, Oxossi, emanado em Ogum Rompe Mato. Devemos ativar a fé, pois é a vibração de Oxalá em Ogum Matinata. A pureza das crianças, no Arerê de Ogum. Ativar a justiça de Xangô e Iansã, vibrando em Ogum de Malê. E por ultimo, ativar as duas forças de Ogum, a aplicação da lei divina, pela vibração de Ogum de Lei.
Todas essas forças atuam em comunhão, abrindo nossos caminhos, com suas lanças e com suas espadas. Para vencer demandas, antes de Ogum apenas Exu, pois assim, como Ogum abre caminhos mostrando horizontes para que tenhamos coragem, e força de vontade para agir. Exu Tranca Ruas, sobre a égide de Ogum, tranca os caminhos da inferioridade, não deixando que essas forças ocultas nos alcancem.
Para finalizar, tenham fé acreditem em Jesus que vos fala: “FAZES POR TI QUE EU TE AJUDAREI”. Pois o verdadeiro milagre está dentro de nós mesmos. E deixem que essa energia irradiada por Ogum, tome conta de vocês, dando a força necessária para que cada um possa mudar as suas vidas com suas próprias ações.
Oração a Ogum
Deus adiante paz e guia
Encomendo-me a Deus e a virgem Maria minha mãe.
Os doze apóstolos meus irmãos
Andarei neste dia e nesta noite
Com meu corpo cercado vigiado e protegido
Pelas as armas de são Jorge
São Jorge sentou praça na cavalaria
Eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia
Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge
Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem
Tendo mãos não me peguem não me toquem
Tendo olhos não me enxerguem
E nem pensamento eles possam ter para me fazerem mal
Armas de fogo o meu corpo não alcançará
Facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar
Cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar
Pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge
Jorge é da Capadócia.
Salve Jorge!

Um comentário:

  1. Essa foi uma fala que fiz, na nossa homenagem a Ogum, no Terreiro de Umbanda Cacique Urubatã e São Cipriano.

    ResponderExcluir